
PROEXT - UFPB/CCA
O projeto tem como eixo básico a implementação de ações pela UFPB/CCA de apoio ao Município de Areia/PB, primeira cidade tombada pelo IPHAN, na Paraíba (2006), como patrimônio histórico, artístico e paisagístico nacional.O projeto pretende catalogar e desenvolver ações de salvaguarda em peças do acervo dos museus da cidade (Museu Regional de Areia, Museu Casa de Pedro Américo, E Museu da Rapadura), pertencentes ao pintor Pedro Américo. Essa atividade servirá de base para ações de valorização, apropriação e difusão do acervo em papel, pertencente ao pintor, e que ainda não tiveram divulgação apropriada.Será construído um banco de dados com informações do acervo e um blog/site do projeto e do acervo. Em paralelo, tendo o Museu Regional de Areia enquanto espaço da memória social, serão desenvolvidas ações de Educação Patrimonial, objetivando a apropriação, difusão, valorização e ampliação do sentimento de pertença do patrimônio cultural da cidade.

Lançamento do livro "Pedro Américo em Quandrinhos" do autor, Buno Galdêncio.
Notícias
Nosso Primeiro Evento: Dia Internacional do Museu
Na data 21 de maio de 2015 (quita - feira passada) aconteceu o primeiro evento realizado por toda a equipe do projeto Recuperando Memórias: Areia - PB, junto a os funcionários e colaboradores do Museu Regional de Areia - PB que foram de grande importância para que tudo acontecesse. O evento aconteceu em virtude do dia Internacional dos Museus, que é só um dia dentro da semana Nacional de Museus (que vai de 18 a 24 de maio) é uma temporada cultural que acontece todo ano. Em Sua 13ª edição, há 1.378 instituições culturais realizando mais 4.500 atividades especiais em todo o país. Por tanto, o Projeto Recuperando Memórias não poderia ficar de fora dessa, o mesmo foi realizado no museu Regional de Areia e contou com a presença de diversos públicos, como os alunos e professores dos colégios estaduais, municipais e particulares do município de Areia além do prestigio de alguns moradores que foram visitar nosso evento.
Além do mais o evento contou com a participação de professores e alunos da universidade que se dispuseram a expor no evento matérias e produtos de seus laboratórios, que, com isso conseguimos montar montar quatro barracas, uma de Tecnologia de Alimentos organizada pela Professora Márcia Targino e seus orientados, contendo alimento para que os visitantes degustassem , uma de Química organizado pela professora Dayse Moreira e seus orientados mostrado os materiais utilizado nos laboratórios da química, uma barraca de Biologia (horticultura) organizado pela professora Núbia Pereira e seus orientados com diversos tipos de mudas de hortaliças, e por fim uma barraca de Artesanato com produtos ( lençóis bordados, filtros dos sonhos e entre outros) confeccionados por integrantes projeto e a mãe da professora Marcia Miranda, Coordenadora e orientadora do projeto.
A seguir veremos fotos do evento, onde notaremos o quanto maravilhoso e significativo foi nosso evento.
![]() Dia do Museu - Equipe do Projeto.jpg | ![]() logo projeto.jpg |
---|---|
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (2).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (3).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (5).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (6).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (4).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (7).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (8).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (9).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (10).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (11).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (12).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (13).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (18).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (17).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (16).jpg | ![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (15).jpg |
![]() Dia do Museu - Projeto Recuperando Memorias (14).jpg |
Homenagem aos 169 Anos de Emancipação Politica de Areia
Nossa singela homenagem a belíssima cidade de Areia por seus 169 anos de emancipação política.
A equipe do Projeto Recuperando Memórias parabeniza a todos os Areienses (de nascença ou de coração).
Trecho de uma carta do saudoso Pedro Américo endereçada às suas tias Bahia e Dondon:
"Amo a minha Saudosa Areia, e todos os parentes e conhecidos de infância, como se jamais dai me houvesse afastado e a vivo contemplando, ora as minhas recordações da primeira idade, ora umas fotografias que cá tenho de diversos pontos de minha cidade natal, e que eu mostro aos conhecidos daqui, explicando-lhes as circunstâncias mais interessantes."
Florença, 25 de setembro de 1894.

Lançamento do livro "Pedro Américo em Quandrinhos" do autor, Buno Galdêncio.

Há exatamente 172 anos nascia na cidade de Areia/PB o saudoso Pedro Américo, um dos mais importantes artistas paraibanos! E em em comemoração ao seu aniversário aconteceu hoje na Casa Pedro Américo localizada na cidade de Areia um evento onde houve o lançamento do livro "Pedro Américo em Quadrinhos" do autor Bruno Gaudêncio, apresentação da Banda Fanfarra Fernando Mota Peixe, sarau, leitura de poesias e foram expostas peças inéditas do pintor.
O Projeto Recuperando Memórias que tem como um dos seus principais objetivos a valorização e difusão do acervo de Pedro Américo, não poderia ficar de fora! Estivemos lá e registramos tudo para vocês!
Convidamos todos vocês para o nosso evento no dia 21 de Maio de 2015

Nossa equipe estará realizando um evento relacionado ao dia do Museu na cidade de Areia-PB, e desde já convidamos a todos para que possam conhecer mais sobre a história dos museus, e além de tudo abrilhantar o nosso evento, venham conferir.
Instituto Ricardo Brennand (IRB)

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval.
Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, como esculturas, quadros, uma das maiores coleções de armas brancas do mundo, além de vários outros artigos históricos
Faz parte de nosso projeto a disseminação,valorização e conhecimento de tais acervos.
Visitem os sites:
http://www.institutoricardobrennand.org.br/…/www.institutoricardo…/
Tour Virtual: http://www.tourvirtualbrasil.com.br/t…/ricardo_brennand.html
Fotos: Aleciano Júnior.
© 2023 by MATEUS COSTA / Orgulhosamente criado com Wix.com