
Também conhecido como Museu da Rapadura
Museu do Brejo Paraibano, na cidade de Areia (Paraíba). O museu, também conhecido como Museu da Rapadura, desafia o processo de esquecimento e abandono dos engenhos brejeiros, patrimônio cultural de grande importância para a região. O projeto busca pesquisar, preservar e difundir para as gerações presentes e futuras as referências da história do brejo paraibano, com ênfase na cultura da cana-de-açúcar e na produção tradicional de seus derivados, em especial a rapadura.
O acervo é constituído pelo núcleo de uma casa-grande e engenho dos primórdios do ciclo da cana-de-açúcar e produção da rapadura, cachaça e açúcar mascavo, típicos da região. A casa-grande abriga exposições de objetos e documentos revelando a convivência interna, as relações sociais e de trabalho e o processo de ocupação da terra. Na unidade fabril, o engenho está em exposição, mostrando as diversas fases do processo produtivo.
O Museu do Brejo Paraibano está em uma área de dois hectares, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFP), no Centro de Ciências Agrárias, e conta ainda com a bagaceira do engenho, jardins, pomar e pequeno açude. Também fazem parte do local uma biblioteca especializada em cana-de-açúcar e um arquivo documental à disposição da comunidade para pesquisas.





1° Visita ao Museu da Rapadura
No dia 23 de Abril de 2015, a equipe responsável pelo projeto "Recuperando Memórias" realizou a 1° visita ao Museu da Rapadura, localizado em Areia - PB dentro do Universidade Federal da Paraíba - Campus II . A visita teve como finalidade conhecer um pouco mais da história do museu, que foi apresentado por Dona Zizi, responsável por apresentar toda a história do museu a os visitantes. E diante mão, aproveitou o momento para realizar o agendamento de uma próxima visita para começar a catalogação de todas as peças do acervo existente no museu.
A seguir temos algumas das "memórias" existentes no Museu da Rapadura:

Coleção de aguardente de cana (cachaça) de José Caxtilho da Silva (1934 - 1997) .
A doação para o acervo foi feita por seus familiares: esposa (Tereza), Joel e Caxtilho (filhos).

O Marquesão, típico móvel das casas grandes dos engenhos de açúcar
tendo múltiplas funções sendo: cadeira, divã e cama.

Coleção de aguardente de cana (cachaça) de José Caxtilho da Silva (1934 - 1997) .
A doação para o acervo foi feita por seus familiares: esposa (Tereza), Joel e Caxtilho (filhos).

Alguns dos alunos de nossa equipe em umas das visitas ao Museu da Rapadura.
© 2023 by MATEUS COSTA / Orgulhosamente criado com Wix.com