

O Museu Regional de Areia (Mura) tem como missão institucional resgatar, preservar e difundir a memória da região da cidade de Areia, promovendo atividades científicas e culturais com vistas ao desenvolvimento social. O Mura foi criado em 1972 pelo cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, preocupados em registrar a história da cidade e dos seus ancestrais.
O museu foi reconhecido como de utilidade pública pela Lei nº 147 de 04/10/1973, da Câmara Municipal de Areia, e pela Lei nº3.870 de 28/12/1976, da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba.
Dentre os principais objetivos destacam-se: zelar pelo acervo histórico e cultural da região; despertar, principalmente na juventude, o respeito ao passado através do conhecimento dos hábitos, costumes, cultura e arte das gerações anteriores; apoiar o turismo cultural e a difusão do patrimônio cultural da cidade de Areia e entorno; e colaborar com o desenvolvimento de planos, projetos e programas que fomentem o progresso científico, artístico e cultural da região do brejo paraibano.
O acervo
O acervo do Museu Regional de Areia (Mura) é composto por peças de diversas categorias, como Arte Sacra, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, além de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia. O acervo do Mura está organizado de acordo com as seguintes temáticas: “Areia e a história”, registro da evolução da cidade, da rota de tropeiros, dos movimentos políticos, dos cuidados com a educação, os ciclos econômicos até o tombamento pelo Iphan como patrimônio nacional; e “Areia e a Arte”, registro das manifestações culturais com destaque para a vida e obra dos pintores Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo e do escritor José Américo, dentre outros.
Considerando a necessidade de ações de salvaguarda e restauração em grande parte do acervo do Museu Regional de Areia, foi aberta ao público a exposição “Areia e a Arte Sacra”, composta por Imaginária, Crucifixos, Oratórios, Objetos Litúrgicos, Paramentos Religiosos, Mobiliário e Iconografia.
Visite a nova sede do Museu Regional de Areia, aberto de terça a sábado das 9:00 às 17:00, aos domingos e feriados das 9 às 13:00.

"A Gameleira" pintada pelo artista areiese Walfredo. Esta pintura encontra-se na parede de uma das salas do Museu Regional de Areia.
© 2023 by MATEUS COSTA / Orgulhosamente criado com Wix.com